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Perguntas Frequentes

Sobre o Tino.

O que é o Tino?

O Tino é um meio de pagamento que o fornecedor escolhe ter para oferecer aos seus lojistas mais limite e prazo de pagamento para ajudar o empreendedor brasileiro. Temos como principal objetivo tornar a compra com seus fornecedores mais prática, simples e flexível, facilitando a gestão do fluxo de caixa do seu negócio.

Como eu realizo o meu cadastro?

O Tino está integrado com diversos fornecedores ao redor do Brasil. Para utilizar o Tino, você só precisa estar cadastrado com algum de nossos fornecedores parceiros, entre em contato com os seus fornecedores para checar se o Tino está disponível. Depois de começar a operar com seu fornecedor, serão realizadas análises de crédito periodicamente. Se aprovado, o Tino estará automaticamente disponível para você quando escolher o método de pagamento.

Quais são os benefícios em utilizar Tino como meio de pagamento?

O Tino é parceiro, flexível e simples. Com o nosso meio de pagamento, o lojista tem mais prazo para pagar suas compras com o fornecedor, mais opções para parcelar seus pagamentos e mais comodidade para fechar suas compras em poucos minutos.

Como realizar um pagamento?

Para realizar um pagamento, você pode gerar o boleto em nosso site: https://app.tino.com.br/. Basta acessar sua conta com o mesmo e-mail que você usou para se cadastrar na plataforma do seu fornecedor, encontrar a fatura semanal ou boletos avulsos e clicar em "Pagar". Além disso, enviamos todos os boletos individuais por e-mail e WhatsApp.

Como posso falar com vocês?

Você pode entrar em contato com a gente enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para o WhatsApp (11) 97521-8317 para dar sua sugestão.

Aceite o Tino como pagamento em seu site

Saiba mais
O que é o Tino?

O Tino é um meio de pagamento que o fornecedor escolhe ter para oferecer aos seus lojistas mais limite e prazo de pagamento para ajudar o empreendedor brasileiro. Temos como principal objetivo tornar a compra com seus fornecedores mais prática, simples e flexível, facilitando a gestão do fluxo de caixa do seu negócio.

Como eu realizo o meu cadastro?

O Tino está integrado com diversos fornecedores ao redor do Brasil. Para utilizar o Tino, você só precisa estar cadastrado com algum de nossos fornecedores parceiros, entre em contato com os seus fornecedores para checar se o Tino está disponível.

Depois de começar a operar com seu fornecedor, serão realizadas análises de crédito periodicamente. Se aprovado, o Tino estará automaticamente disponível para você quando escolher o método de pagamento.

Como o Tino funciona?

Nós analisamos os dados de cada cliente para disponibilizar o limite de compras que faça sentido para cada negócio. Caso o crédito Tino já esteja disponível para você, você poderá consultá-lo através do site do seu fornecedor ou do nosso site (https://app.tino.com.br/). Quando disponível, o Tino aparecerá na tela de pagamento do carrinho do seu fornecedor ou você poderá solicitar ao seu representante comercial para pagar com Tino.

As compras feitas usando Tino irão gerar boletos de pagamento em até um dia após a sua compra, o envio é sempre realizado por e-mail e WhatsApp, além de poder acessá-los em nossa plataforma sempre que quiser. Com o Tino, os seus vencimentos da semana caem sempre às segundas feiras, em que você pode pagar todos os boletos juntos, em uma única fatura ou separado por compra, podendo pagar no dia ou antecipadamente. Além disso, pagando com Tino você parcelar suas compras, escolhendo planos de pagamento semanais, quinzenais ou mensais, que se encaixam perfeitamente para o seu negócio.

Quais são os benefícios em utilizar Tino como meio de pagamento?

O Tino é parceiro, flexível e simples. Com o nosso meio de pagamento, o lojista tem mais prazo para pagar suas compras com o fornecedor, mais opções para parcelar seus pagamentos e mais comodidade para fechar suas compras em poucos minutos.

Posso pagar com o Tino em qualquer lugar?

Você consegue pagar usando o Tino em todos os fornecedores que optaram por disponibilizar o Tino como meio de pagamento. Você pode descobrir qual fornecedor melhor te atende através dos nossos canais de atendimento, enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para WhatsApp (11) 97521-8317.

Qual a diferença do Tino para outros métodos de pagamento, como cartão de crédito ou Pix?

Diferente do cartão de crédito e do Pix, o Tino foi pensado especificamente para o lojista. Com Tino, você tem a opção de realizar suas compras e pagar só depois por meio de uma experiência integrada com o seu fornecedor e flexibilidade para escolher entre diferentes opções de parcelamento e planos de pagamento exclusivos para o seu negócio. Além disso, você pode adiar um pagamento sem pagar juros por isso e manter o seu fluxo de caixa saudável.

Sobre Limite.

Como ocorre a liberação do meu limite?

O Tino analisa o seu limite conforme a disponibilidade do fornecedor. Uma vez que o fornecedor libera o seu perfil para análise, analisamos o seu crédito e se aprovado, o Tino já é ativado automaticamente como meio de pagamento no site do seu fornecedor. Você pode conferir na tela de pagamento do seu fornecedor ou com seu representante comercial.

Quanto tempo demora para meu limite ser liberado?

Normalmente, a análise do seu perfil leva até 2 minutos e, uma vez que consigamos aprovar limite para você, ativaremos Tino como meio de pagamento no site do seu fornecedor automaticamente.

Meu limite foi negado, e agora?

Nós analisamos o perfil de cada negócio para garantir o limite ideal para os nossos clientes. Caso não tenha sido possível disponibilizar limite para você, não se preocupe. A cada 3 meses ou conforme sua solicitação, reanalisamos o perfil dos nossos clientes potenciais, e caso seja possível disponibilizar limite para você no futuro, avisaremos você via e-mail e por WhatsApp.

Solicitei que meu limite aumentasse, mas foi negado. Posso solicitar de novo?

Se não foi possível aumentar o seu limite nesse momento, aguarde ao menos 2 meses para solicitar sua reanálise. Até lá, aqui vão algumas dicas para você aumentar suas chances de ter um limite maior:

  • Garanta que as contas da sua empresa estão sendo pagas em dia;
  • Priorize o Tino como meio de pagamento. Quanto mais você usa, mais aprendemos sobre o seu comportamento de gastos;
  • Pague em dia ou use a funcionalidade “adiar pagamento” em momentos de imprevisibilidade;
  • Evite negativação;
  • Não antecipe o recebível da sua maquininha.
Meu limite foi bloqueado. O que aconteceu?

O seu limite pode ter sido bloqueado por alguma das seguintes razões:

Validação de Identidade pendente

Após a primeira compra pagando com Tino, é importante que você conclua a sua validação de identidade para desbloquear o seu limite. Basta acessar o site app.tino.com.br com o e-mail cadastrado, clicar no botão “Validar Identidade” e responder 5 perguntinhas do nosso Quiz. Todas as instruções vão para você por e-mail ou WhatsApp.  Caso tenha alguma dúvida, é só assistir nosso pequeno tutorial com o passo a passo para realizar essa ação [https://www.youtube.com/shorts/qse10byTr8Y]

Valores em aberto

Você pode ter esquecido de pagar alguma conta com o Tino. Fique tranquilo, para quitá-los, é só acessar o nosso site [site], selecionar a fatura mais recente e clicar no botão “Pagar”. Se estiver com dificuldades, entre em contato com o nosso canal de atendimento ou assista nosso pequeno tutorial com o passo a passo [https://www.youtube.com/shorts/eXDgE0MTvS0].

Indisponibilização pelo fornecedor

Em alguns casos, é possível que o fornecedor solicite a desativação de limite de alguns clientes por razões diversas. Se você acredita que esse seja o seu caso, entre em contato com o seu fornecedor para buscar esclarecimento.

Sobre Pagamento.

Como realizar um pagamento?

Para realizar um pagamento, você pode gerar o boleto em nosso site: https://app.tino.com.br/. Basta acessar sua conta com o mesmo e-mail que você usou para se cadastrar na plataforma do seu fornecedor, encontrar a fatura semanal ou boletos avulsos e clicar em "Pagar". Além disso, enviamos todos os boletos avulsos por e-mail e WhatsApp.

O que é a fatura semanal?

A fatura semanal é a opção de agrupamento de todas as suas parcelas que irão vencer em uma mesma semana: se você tem boletos vencendo na segunda, terça e sexta, por exemplo, ao invés de ter que se preocupar nesses três dias, nós juntamos esses três boletos pra você pagar só uma vez, na segunda feira. Com vencimento sempre às segundas-feiras, a fatura te oferece a opção de poder realizar somente um pagamento semanalmente, oferecendo mais praticidade e flexibilidade ao seu dia a dia. Nesse link  [https://www.youtube.com/watch?v=6fBqGmjBO-s], temos um pequeno tutorial ensinando o passo a passo para realizar seus pagamentos em nossa plataforma.

Como funciona o Adiar Pagamento?

A função Adiar Pagamento oferece 7 dias de prazo a mais para realizar o pagamento da sua fatura semanal em vencimento, mediante um pagamento mínimo do valor total a vencer e um acréscimo de taxa (menor do que uma multa de atraso). Assim, você terá mais tempo para se planejar financeiramente antes de realizar o pagamento. Para selecionar essa opção, você deve acessar a sua conta em nosso site https://app.tino.com.br/ e escolher a fatura em vencimento. Do lado da opção “Pagar”, você deverá selecionar a alternativa “Adiar”. Caso tenha alguma dúvida, nós preparamos um pequeno vídeo [https://www.youtube.com/watch?v=uXHGL5NtnXE] falando mais sobre essa opção.

Não consegui pagar meu boleto no vencimento, e agora?

Não se preocupe, você ainda pode realizar seu pagamento a qualquer momento em nossa plataforma, porém será acrescido de uma multa e juros por atraso. O valor aparecerá em sua próxima fatura semanal, somado ao valor em aberto.

Vocês cobram juros?

O Tino não cobra nenhuma taxa ou juros para compras pagas até o dia do vencimento. Entretanto, cada fornecedor pode optar por adicionar ou repassar uma taxa para compras feitas com Tino. Caso você acabe atrasando um pagamento, podemos cobrar multa e juros por atraso.

Fiz uma compra em várias parcelas e paguei uma parcela com vencimento futuro em vez da de próximo vencimento. E agora?

Após a compensação do boleto, esse valor será devidamente abatido da parcela de destino (e você terá seu limite desse valor restituído), dessa forma, você ainda sim precisará realizar o pagamento da parcela de próximo vencimento.

O boleto é enviado junto com a mercadoria?

Nossos boletos não são enviados junto com a mercadora, você irá recebê-los via e-mail e WhatsApp cadastrados, além de poder também consultá-los em nosso site https://app.tino.com.br/.

A nota fiscal é enviada junto com o boleto?

Os boletos são enviados por e-mail e WhatsApp, enquanto o fornecedor envia as notas fiscais junto à mercadoria e você sempre pode conferi-los em nossa plataforma.

Como faço para poder comprar no meu fornecedor utilizando o link de pagamento do Tino?

Você poderá escolher o Tino como forma de pagamento se tiver limite suficiente e disponível para a compra. No momento em que for concluir a sua compra, pergunte ao seu atendente se o Tino está disponível como meio de pagamento. Se estiver disponível, você pode solicitar o envio do Link de Pagamento.

Escolhi pagar com Tino e, em seguida, recebi o link de pagamento. Quais são os próximos passos?

Após receber o link de pagamento, você só precisa acessá-lo e seguir o fluxo de compra escolhendo o seu modelo de pagamento (semanal, quinzenal ou mensal) e a quantidade de parcelas que deseja pagar. Por último, é só confirmar a sua compra e aguardar a confirmação. Você receberá o(s) boleto(s) de pagamento por e-mail e WhatsApp.

Escolhi pagar com Tino, mas não recebi nenhum link. O que aconteceu?

Se em até 5 minutos você não tiver recebido o link, pode ser que tenha ocorrido algum erro no processo de envio deste. Peça ao seu atendente que confirme o telefone para o qual o link foi enviado e solicite o reenvio. Se o erro persistir, peça para que o atendente entre em contato com o time de suporte do Tino.

Pedi para o meu vendedor escolher Tino como meio de pagamento e recebi um link de pagamento em seguida, mas ao acessá-lo, o link estava expirado. O que aconteceu?

O link de pagamento expira quando termina o prazo de duração definido pra ele, equivalente a 30 minutos. Quando o link expira, ele não poderá mais ser pago pelo comprador. Caso ele tenha expirado, peça ao seu vendedor que envie um novo link de pagamento e conclua a sua compra antes do prazo de expiração.

Fiz uma compra com Tino por meio do link de pagamento, consigo utilizá-lo novamente para fazer uma nova compra?

Não, cada link de pagamento é restrito a um pedido de compra. Caso você queira realizar uma nova compra ou fazer alterações no pedido antes de concluir a sua compra, peça para o seu vendedor gerar um novo link de pagamento para o pedido de compra que você deseja.

Sobre Plataforma.

Como eu acesso a plataforma do Tino?

Você consegue acessar a nossa plataforma facilmente por meio do nosso site https://app.tino.com.br, selecionando a opção “Acessar” e inserindo e-mail e senha cadastrados. Caso seja o seu primeiro acesso, você terá que completar algumas informações importantes para que possamos criar a sua conta e se houver alguma dúvida, você pode acessar nosso tutorial [https://www.youtube.com/shorts/EZPYLk_VDZs] com o passo a passo dessa ação.

Quais funcionalidades eu posso encontrar na plataforma?

Em nossa plataforma você possui as seguintes funcionalidades a sua disposição, dentre outras:

  • Obter seus boletos avulsos ou agrupados;
  • Acompanhar o valor do seu limite;
  • Acompanhar os vencimentos das suas faturas semanais;
  • Adiar o seu pagamento;
  • Detalhamento dos valores das suas compras.
Não estou conseguindo acessar minha conta. O que fazer?

Primeiro, tente se certificar de que você está utilizando o e-mail e senha corretos. Lembre-se de que o e-mail de acesso é o mesmo que você tem cadastrado na plataforma do fornecedor com o qual você paga com Tino. Se não lembrar ou não tiver mais acesso ao e-mail cadastrado, entre em contato com o nosso time de atendimento enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para WhatsApp (11) 97521-8317. Se tiver esquecido a sua senha, é só clicar em “Esqueci a senha” e atualizá-la.

Quero utilizar um e-mail ou número de telefone diferente daquele previamente cadastrado no Tino como contato padrão. Como proceder?

Você pode solicitar a atualização ou inclusão de outro e-mail ou telefone por meio dos nossos canais de atendimento enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para WhatsApp (11) 97521-8317.

Sobre Fornecedores.

Quais fornecedores aceitam Tino como meio de pagamento?

Para consultar nossa lista de fornecedores e encontrar um que melhor se encaixa no seu negócio, é só entrar em contato por meio dos nossos canais de atendimento. Nossa equipe irá te ajudar a encontrar o melhor fornecedor para você e te orientar quanto aos próximos passos.

Quero indicar um fornecedor, como proceder?

Entre em contato com os nossos canais de atendimento enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para WhatsApp (11) 97521-8317 para dar a sua sugestão.

Eu posso utilizar meu limite em mais de um fornecedor do Tino?

Você pode utilizar o seu limite liberado no Tino com quantos fornecedores quiser, desde que sejam parceiros do Tino. Caso você tenha limite disponível, mas não visualize Tino como opção de pagamento em algum dos nossos fornecedores parceiros, é só entrar em contato com o nosso time de atendimento ou o representante comercial desse fornecedor para solicitar ajuda.

Sobre Pedidos.

Meu pedido foi cancelado, mas eu já recebi o boleto. O que eu faço?

Se você já recebeu o boleto do seu pedido, isso quer dizer que o seu fornecedor nos informou que a compra foi confirmada. Caso você acredite se tratar de um erro, você pode entrar em contato com o seu fornecedor para pedir que ele nos solicite o cancelamento deste boleto. Assim que recebermos a confirmação do seu fornecedor, iremos cancelar o seu boleto e te avisar.

Minha nota fiscal e boleto vieram com valores divergentes. Como proceder?

Geralmente para pedidos que sofrerem edições, o fornecedor solicita a atualização do valor do boleto e nosso sistema realiza essa ação em até 48h após o pedido. Assim que concluído, nós enviaremos uma mensagem para o seu e-mail e WhatsApp cadastrados com o boleto de valor atualizado (mas você também pode encontrá-lo em nossa plataforma).

Quanto tempo demora desde a compra feita até recebimento do meu boleto?

Nós enviaremos para você o(s) boleto(s) referente(s) a cada compra assim que tivermos a confirmação do fornecedor. Normalmente isso acontece quando ele emite a nota fiscal, portanto o prazo para envio do boleto depende de cada fornecedor.

Sobre Canais de Atendimento.

Como posso falar com vocês?

Você pode entrar em contato com a gente enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para o WhatsApp (11) 97521-8317 para dar sua sugestão.