Coleta de recebíveis: Tudo o que você precisa saber

Veja uma das ferramentas de segurança que o Tino usa para garantir o pagamento dos valores em aberto

Já aconteceu de você empurrar uma dívida durante tanto tempo que acaba virando uma bola de neve cheia de juros e multas? Ou então, você possui um valor vencido que não lembrava de jeito nenhum e quando finalmente se dá conta, ele já acumulou até mesmo multa por atraso?

Aqui no Tino, tentamos ao máximo não empurrar as dívidas dos nossos clientes, fazendo acumularem diversos encargos e as tornando maiores. Desse modo, em situações específicas, recorremos à analise e coleta dos recebíveis de forma inteligente para quitar todos os valores pendentes.

Sabemos que esse é um assunto que causa muitas dúvidas, é por isso nós preparamos este artigo para ajudá-lo a entender melhor o processo de coleta de recebíveis, incluindo como e por que é feito, além de como é finalizado.

O que são recebíveis?

Também conhecido por saldo da maquininha, os recebíveis são os valores correspondentes às vendas realizadas no crédito, seja a prazo ou a vista. De maneira mais simples, se refere a todo e qualquer valor que entra como crédito na maquininha do lojista.

Mesmo os recebíveis que ainda não foram transferidos para a conta do lojista já contam como seus por direito, dessa forma, na maior parte das vezes, a maquininha de cartão oferece a opção de antecipação desses valores, que é uma forma de ter acesso a eles antes da data prevista - mediante somente ao pagamento de uma taxa, é claro.

É importante ressaltar que ao assinar os termos de uso do Tino durante o cadastro, você permite que a gente visualize e gerencie esses valores processados nas suas maquininhas de cartão de crédito. Assim, com diversas análises, conseguimos definir um limite adequado ao seu negócio, priorizando sempre garantir mais segurança financeira pra você.

O que é coleta de recebíveis?

A coleta de recebíveis é um processo no qual há a captura dos valores futuros de uma maquininha. Isso ocorre de maneira autorizada pelo dono da maquininha e dentro dos trâmites legais, incluindo com a liberação das chamadas credoras.

Quando você atrasa o pagamento de algum pedido realizado com Tino, coletamos os seus recebíveis futuros para garantir o pagamento do pedido para o fornecedor. Fazemos isso somente para dar segurança tanto para o fornecedor, quanto para que possa evitar o aumento da dívida por conta de juros e multa de atraso.

Vale frisar que essa ação ocorre de acordo com o cumprimento das leis e normas aplicáveis, seguindo padrões de segurança semelhantes às melhores práticas de instituições financeiras e de pagamentos do país.

Como funciona a coleta de recebíveis no Tino

Quando um lojista acaba atrasando um valor por determinado período de tempo, procuramos sempre alternativas possíveis para que esse valor em aberto não acabe se tornando uma bola de neve composta por juros e multas. Foi assim que surgiu então a alternativa da coleta de recebíveis como uma das formas de evitar essa situação.

A coleta de recebíveis no Tino acontece somente quando há um valor sem pagamento sendo empurrado durante um determinado período de tempo. Entretanto, nós apenas recorremos a esse processo após tentativas de negociação com nossos lojistas, pois tentamos sempre entender a situação e se adequar a sua rotina.

Além disso, nós também não coletamos todos os recebíveis da sua maquininha, somente uma porcentagem de maneira gradual até que quite a sua dívida ou então realize uma negociação. Quando identificamos que todo o valor em aberto foi capturado, automaticamente paramos com o processo e encerramos a coleta.

Como parar a coleta de recebíveis?

A coleta de recebíveis para somente duas maneiras: quando o lojista quita o valor em atraso por meio desse mesmo processo ou quando é realizado uma negociação do valor total em atraso. Nos dois casos, o cancelamento ocorre automaticamente no dia da solicitação, mas existe a possibilidade de ocorrerem coletas em até 48h depois - porém não se preocupe, esse valor é sempre devolvido a sua conta de origem.

Quitando o seu valor com a gente, seja através da negociação ou da coleta de recebíveis, você pode ficar tranquilo com a sua vida financeira e continuar tocando o seu negócio de Sol a Sol tendo o Tino como seu parceiro de pagamentos.

Ficou com alguma dúvida? Fale com o nosso time de atendimento por meio do WhatsApp no número (11) 97521-8317 ou enviando um e-mail para o atendimento@tino.com.br.

Baixe de graça o conteúdo completo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Compartilhar
O que é o Tino?

O Tino é um meio de pagamento que o fornecedor escolhe ter para oferecer aos seus lojistas mais limite e prazo de pagamento para ajudar o empreendedor brasileiro. Temos como principal objetivo tornar a compra com seus fornecedores mais prática, simples e flexível, facilitando a gestão do fluxo de caixa do seu negócio.

Como eu realizo o meu cadastro?

O Tino está integrado com diversos fornecedores ao redor do Brasil. Para utilizar o Tino, você só precisa estar cadastrado com algum de nossos fornecedores parceiros, entre em contato com os seus fornecedores para checar se o Tino está disponível. Depois de começar a operar com seu fornecedor, serão realizadas análises de crédito periodicamente. Se aprovado, o Tino estará automaticamente disponível para você quando escolher o método de pagamento.

Quais são os benefícios em utilizar Tino como meio de pagamento?

O Tino é parceiro, flexível e simples. Com o nosso meio de pagamento, o lojista tem mais prazo para pagar suas compras com o fornecedor, mais opções para parcelar seus pagamentos e mais comodidade para fechar suas compras em poucos minutos.

Como realizar um pagamento?

Para realizar um pagamento, você pode gerar o boleto em nosso site: https://app.tino.com.br/. Basta acessar sua conta com o mesmo e-mail que você usou para se cadastrar na plataforma do seu fornecedor, encontrar a fatura semanal ou boletos avulsos e clicar em "Pagar". Além disso, enviamos todos os boletos individuais por e-mail e WhatsApp.

Como posso falar com vocês?

Você pode entrar em contato com a gente enviando um e-mail para atendimento@tino.com.br, telefonando para o número (11) 4737-1155 ou enviando uma mensagem para o WhatsApp (11) 97521-8317 para dar sua sugestão.

Aceite o Tino como pagamento em seu site

Saiba mais

Criando uma realidade onde empreender não é uma missão impossível.

Trabalhe com a gente!
Ajuda
WhatsApp
Consultas, informações, reclamações e transações, de segunda à sexta, das 09h às 18h.
Central de Atendimento
+55 11 4737-1155
Consultas, Reclamações, cancelamentos e informações gerais, de segunda à sexta, das 09h às 18h.
Ouvidoria
Reclamações, de segunda à sexta, das 09h às 18h.
Transparência
Política de privacidade
Termos de Consentimento
Termos de Uso
Sobre nós
Perguntas Frequentes
@ 2022 Tino Ltda. - Todos os direitos reservados.

Criando uma realidade onde empreender não é uma missão impossível.

Trabalhe com a gente!
WhatsApp
Consultas, informações, reclamações e transações, de segunda à sexta, das 09h às 18h.
Central de Atendimento
+55 11 4737-1155
Consultas, Reclamações, cancelamentos e informações gerais, de segunda à sexta, das 09h às 18h.
Ouvidoria
Reclamações, de segunda à sexta, das 09h às 18h.
@ 2022 Tino Instituição de Pagamento Ltda. - 39.850.030/0001-22 Todos os direitos reservados.